No passado dava-se extrema relevância á gramatura do material, mas atualmente a resistência à compressão, também conhecida como “coluna”, é considerada a mais importante por estar relacionada diretamente com o peso que a caixa suportará no empilhamento.
Há alguns anos, poderíamos afirmar que quanto maior a gramatura da chapa de papelão, maior seria a resistência a compressão da embalagem, mas com o advento de novas tecnologias, materiais e maquinários, atualmente é possível obter uma determinada resistência à compressão utilizando-se menos material, o que resulta em uma chapa com menor gramatura quando comparada à chapas produzidas por equipamentos obsoletos. Por este motivo, a gramatura deixou de ser a principal especificação do material utilizado na confecção das embalagens, uma vez que hoje podemos encontrar embalagens mais “leves” que suportam um peso maior no empilhamento.
Ao desenvolver uma embalagem de papelão ondulado, são necessárias informações sobre o peso do produto, o tipo do produto (se ele é autossustentável, ou seja, se pode suportar empilhamento – exemplo: latas – ou não), a quantidade de produtos por embalagem, a quantidade de empilhamento, o tipo de empilhamento (trançado ou colunar) e se a movimentação é manual ou paletizada, dentre outras, para se calcular e identificar qual o material mais indicado para confecção da embalagem que suportará todo processo logístico sem danificar o produto.
Depois de obter os parâmetros mínimos necessários para manter o produto em segurança, confeccionasse amostras para que o cliente faça testes preliminares com a embalagem. Após essa aprovação, recomenda-se a fabricação de um lote piloto para validar a eficiência da embalagem ou identificar eventuais fragilidades que deverão ser corrigidas nos lotes futuros.
Quaisquer dúvidas, entrem em contato com nossa equipe técnica. Estamos a sua disposição.
Artigo elaborado pela Milênio Industria de Embalagens, tendo como fonte principal a publicação: Pereira, Juarez – Papelão ondulado em artigos. Revisão 2014 – ABPO, p. 73 a 74.
O setor logístico brasileiro passa por uma fase de transformação […]
A forma como um produto é apresentado pode ser decisiva […]
Basicamente as compensações baseiam-se na espessura do material que está […]
© Copyright Milênio Embalagens 2018 - 2025. Todos os Direitos Reservados.
Feito por: