Milênio Embalagens

Selo de Qualidade da Milenio Embalagens

TIPOS DE TRANSPORTE E SUAS CARACTERÍSTICAS.

  • Home
  • TIPOS DE TRANSPORTE E SUAS CARACTERÍSTICAS.

TIPOS DE TRANSPORTE E SUAS CARACTERÍSTICAS.

TIPOS DE TRANSPORTE E SUAS CARACTERÍSTICAS.

Durante o desenvolvimento de uma caixa de caixas de papelão Ondulado todas as particularidades do transporte devem ser levadas em consideração, pois influenciam diretamente na escolha do material e modelo da embalagem.

Hoje vamos falar um pouco sobre as características de cada tipo de modal, começando pelo Transporte Rodoviário, o mais utilizado em nosso país.

Neste modal o produto fica exposto a duas situações críticas que podem danificar o produto, sendo elas a vulnerabilidade a impactos e as condições climáticas.

As más condições das estradas contendo buracos, desníveis, valetas etc podem gerar impactos que chegam à uma aceleração que corresponde a uma força gravitacional de até 5G e, em curvas e frenagens, essa força pode chegar a até 2G. Já as condições climáticas também interferem na performance da embalagem pois dependendo da região e época do ano, pode sofrer variações que vão de 10°C à 60°C em um mesmo dia.

Outro meio de transporte pouco utilizado no Brasil é o Transporte Ferroviário.

Este modal é utilizado basicamente no transporte de produtos a granel, sendo raro sua utilização para transporte de produtos acabados.

O Transporte Marítimo é um dos mais econômicos e o mais utilizado na logística internacional. Nele os produtos são acondicionados dentro de contêineres, sendo que os mais utilizados para cargas secas são os do tipo Dry de 20 ou 40 pés.

Neste tipo de modal, deve-se levar em consideração a inclinação que a carga pode sofrer em virtude das ondas (em casos extremos pode chegar a 45°) e as variações de temperatura e alto índice de umidade relativa do ar. Por último, temos o Transporte Aéreo. Este modal é o mais caro de todos e tem como vantagens a agilidade da entrega envolvendo longas distancias. Por mais que em seu trajeto ele não enfrente obstáculos, há a influencia de temperaturas baixas decorrentes da altitude elevada e da força gravitacional gerada na aterrisagem que pode chegar a até 5G. Diante destas informações, fica evidente a necessidade de conhecer todas as peculiaridades do produto, destino e modal utilizado para desenvolver uma embalagem que suporte eficientemente todos os percalços da logística e chegue ao destino final de forma satisfatória.

Quaisquer dúvidas, entrem em contato com nossa equipe técnica. Estamos a sua disposição.

Artigo elaborado pela Milênio Industria de Embalagens, tendo como fonte principal a publicação: Manual de Transporte, movimentação e armazenamento de materiais.(caixas de papelão Ondulado) 3ª edição – ABPO, p. 65 a 67.

Falar pelo WhatsApp

Fale com a Milênio Embalagens

Tem alguma dúvida, precisa de ajuda com algum projeto? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Telefone

(11) 4067-2566

WhatsApp

(11)96157-1112