Milênio Embalagens

Selo de Qualidade da Milenio Embalagens

O IMPACTO DA UMIDADE RELATIVA DO AR NAS CAIXAS DE CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

  • Home
  • O IMPACTO DA UMIDADE RELATIVA DO AR NAS CAIXAS DE CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

O IMPACTO DA UMIDADE RELATIVA DO AR NAS CAIXAS DE CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

O IMPACTO DA UMIDADE RELATIVA DO AR NAS CAIXAS DE CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

O IMPACTO DA UMIDADE RELATIVA DO AR NAS CAIXAS DE CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO


O caixas de papelão Ondulado, como qualquer outro material feito à base de celulose, absorve a umidade do meio ambiente. Portanto, ao desenvolver uma caixa de papelão, deve-se sempre levar em consideração as condições climáticas que a caixa enfrentará, tanto durante o seu armazenamento quanto durante o seu transporte.

Quanto maior o fator de umidade do ambiente, maior será a perda da resistência a compressão da embalagem de caixas de papelão Ondulado. Durante o processo de desenvolvimento da caixa de caixas de papelão Ondulado, sabendo-se que ela ficará exposta à ambientes com alta umidade (por exemplo caixas que são transportadas em baixas temperaturas), adotasse uma matéria prima específica que recebe um tratamento superficial que retarda os efeitos da influência da umidade na performance da embalagem. Em outros casos, calcula-se a resistência a compressão já considerando o fator de influência da umidade nas embalagens de papelão, fazendo assim com que seu valor de compressão já impactado pela influência do meio ambiente, nunca seja menor do que o necessário para proteger e suportar o peso do seu produto.

Quando não se conhece as condições que a caixa de caixas de papelão Ondulado enfrentará, utilizamos como padrão o percentual de 50% de umidade relativa do ar. Se aumentarmos esse percentual, aumentasse a taxa de retenção de umidade, ocasionando, como consequência, a perda de resistência a compressão da caixa.

A titulo ilustrativo, segue abaixo uma tabela contendo a relação entre a umidade relativa do ar versus perda de resistência da embalagem:

50% de umidade relativa do ar, não há diminuição de resistência da embalagem;
60% de umidade relativa do ar, há uma perda de 10% da resistência da embalagem;
70% de umidade relativa do ar, há uma perda de 20% da resistência da embalagem;
80% de umidade relativa do ar, há uma perda de 32% da resistência da embalagem;
90% de umidade relativa do ar, há uma perda de 52% da resistência da embalagem.
(Tabela elaborada a partir de inúmeros testes realizados sob condições de armazenamento descritas acima)

Portanto ao calcular o fator de segurança para determinar a resistência a compressão, o projetista levará em consideração estes dados, junto a diversos outros fatores que podem influenciar o desempenho das caixas de caixas de papelão Ondulado em todo seu processo de utilização.

Para deixar esses números um pouco mais claros, uma caixa desenvolvida com fator de resistência a compressão de 1000 kgf, sendo armazenada em um local onde há 90% de umidade relativa do ar, será impactada e seu fator de resistência cairá para incríveis 480 kgf, reduzindo em mais da metade o valor projetado inicialmente, conforme mostra a tabela acima.

Em alguns setores produtivos, como por exemplo o setor de produtos hortifrutículas, existe um manual de recomendações da ABPO (associação brasileira de caixas de papelão Ondulado) que indica essa mesma condição descrita em nosso exemplo de 90% de umidade relativa do ar.

Uma dica importante para manter o controle de qualidade das caixas de caixas de papelão Ondulado, e de seu produto, é realizar testes de resistência a compressão em cada uma das etapas que a embalagem enfrentará, obtendo assim o exato fator de retenção e diminuição de resistência, possibilitando o ajuste de material a cada processo logístico.

Quaisquer dúvidas, entrem em contato com nossa equipe técnica. Estamos a sua disposição.

Artigo elaborado pela Milênio Industria de Embalagens, tendo como fonte principal a publicação: Pereira, Juarez – caixas de papelão Ondulado em artigos. Revisão 2014 – ABPO, p. 189 a 190.

Falar pelo WhatsApp

Fale com a Milênio Embalagens

Tem alguma dúvida, precisa de ajuda com algum projeto? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Telefone

(11) 4067-2566

WhatsApp

(11)96157-1112