Milênio Embalagens

Selo de Qualidade da Milenio Embalagens

ESPECIFICAÇÕES IMPORTANTES DO PAPELÃO ONDULADO.

  • Home
  • ESPECIFICAÇÕES IMPORTANTES DO PAPELÃO ONDULADO.

ESPECIFICAÇÕES IMPORTANTES DO PAPELÃO ONDULADO.

ESPECIFICAÇÕES IMPORTANTES DO PAPELÃO ONDULADO.

No passado dava-se extrema relevância á gramatura do material, mas atualmente a resistência à compressão, também conhecida como “coluna”, é considerada a mais importante por estar relacionada diretamente com o peso que a caixa suportará no empilhamento.

Há alguns anos, poderíamos afirmar que quanto maior a gramatura da chapa de papelão, maior seria a resistência a compressão da embalagem, mas com o advento de novas tecnologias, materiais e maquinários, atualmente é possível obter uma determinada resistência à compressão utilizando-se menos material, o que resulta em uma chapa com menor gramatura quando comparada à chapas produzidas por equipamentos obsoletos. Por este motivo, a gramatura deixou de ser a principal especificação do material utilizado na confecção das embalagens, uma vez que hoje podemos encontrar embalagens mais “leves” que suportam um peso maior no empilhamento.

Ao desenvolver uma embalagem de papelão ondulado, são necessárias informações sobre o peso do produto, o tipo do produto (se ele é autossustentável, ou seja, se pode suportar empilhamento – exemplo: latas – ou não), a quantidade de produtos por embalagem, a quantidade de empilhamento, o tipo de empilhamento (trançado ou colunar) e se a movimentação é manual ou paletizada, dentre outras, para se calcular e identificar qual o material mais indicado para confecção da embalagem que suportará todo processo logístico sem danificar o produto.

Depois de obter os parâmetros mínimos necessários para manter o produto em segurança, confeccionasse amostras para que o cliente faça testes preliminares com a embalagem. Após essa aprovação, recomenda-se a fabricação de um lote piloto para validar a eficiência da embalagem ou identificar eventuais fragilidades que deverão ser corrigidas nos lotes futuros.

Quaisquer dúvidas, entrem em contato com nossa equipe técnica. Estamos a sua disposição.

Artigo elaborado pela Milênio Industria de Embalagens, tendo como fonte principal a publicação: Pereira, Juarez – Papelão ondulado em artigos. Revisão 2014 – ABPO, p. 73 a 74.

Falar pelo WhatsApp

Fale com a Milênio Embalagens

Tem alguma dúvida, precisa de ajuda com algum projeto? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Telefone

(11) 4067-2566

WhatsApp

(11)96157-1112