Milênio Embalagens

Selo de Qualidade da Milenio Embalagens

CONHECENDO UM POUCO SOBRE A INDÚSTRIA 4.0

  • Home
  • CONHECENDO UM POUCO SOBRE A INDÚSTRIA 4.0

CONHECENDO UM POUCO SOBRE A INDÚSTRIA 4.0

CONHECENDO UM POUCO SOBRE A INDÚSTRIA 4.0

CONHECENDO UM POUCO SOBRE A INDÚSTRIA 4.0


Em que pese as dificuldades operacionais e politicas que as empresas brasileiras historicamente enfrentam, há uma mobilização do setor para entender e aplicar os conceitos da chamada Quarta revolução industrial ou Indústria 4.0.

Essa é uma discussão bastante recente aqui no Brasil, onde uma pesquisa realizada pela FIESP, em parceria com o Senai-Sp, revelou que apenas 41% das empresas utilizam o que seria o primeiro dos requisitos para se enquadrar na nova revolução, que é o Lean Manufacturing, ou sistema de produção enxuta. Incríveis 32% dos entrevistados não tinham sequer ouvido falar em Indústria 4.0.

Existem diversos nomes para a nova revolução industrial, mas todas buscam a mesma coisa, produzir com base em tecnologias e dispositivos autônomos que se comunicam entre si, ao longo da cadeia produtiva, gerando dados e métricas para a análise de resultados, ou até mesmo incorporando robôs na linha de produção.

Mas vamos analisar os dados gerados pela pesquisa feita pela FIESP, para entendermos em qual momento se encontram as empresas brasileiras. Participaram desta pesquisa 227 empresas, sendo 15% delas de grande porte, 30% de médio porte e 55% de pequeno porte.

Destas empresas, 90% acreditam que ao implementar a Industria 4.0, acarretara em aumento de produção, e que isso não é uma aposta, e sim uma oportunidade de evolução das empresas. 67% delas esperam sentir um impacto mediano em seus resultados. Apenas 5% das empresas se sentem “muito preparadas” para essa implementação, enquanto 23% se sentem “nada preparadas”. Das empesas entrevistadas, 30% estão muito otimistas quanto a implementação da Industria 4.0 em sua própria empresa, enquanto apenas 17% estão otimistas quanto as melhorias que isso pode gerar em seus setores de atuação.

Existem algumas áreas em que essa implementação tende a gerar melhores resultados do que outras, podemos citar aqui a área de produção em si, o controle da produção, a rastreabilidade de seus produtos, controle de qualidade, planejamento e etc.

Nesse levantamento realizado pela FIESP, foi revelado que a indústria Brasileira terá de enfrentar diversos desafios para se adaptar ao novo modelo de indústria. O primeiro deles é em relação a recursos (relação custo benefício, investimento necessário), outro ponto foi em relação a estratégia (ser uma empresa pequena e não saber por onde começar a se adaptar). Questões como Mão de obra, tecnologia e gestão, também foram apontados como desafios que a indústria enfrentará.

Quando falamos de Indústria 4.0, o tema da cibersegurança gera bastante debate. Cada vez mais as empresas estão conectadas a internet, guardando dados importantes em seus servidores, 24 horas por dia online. A pesquisa realizada pela FIESP revelou que 31% das empresas entrevistadas já sofreram ataques cibernéticos. Deste montante, 7 % são empresas de grande porte, 8% de médio porte, e 16% são de pequeno porte. Foi revelado também que 92% das empresas estão cientes da importância de investir em cibersegurança.

Outra questão bastante recorrente quando falamos sobre Indústria 4.0, é sobre empregos e formação de mão de obra. A pesquisa revelou algumas qualificações que são esperadas nos profissionais que serão contratados nos próximos anos, que são: conhecimento em automação industrial, cibersegurança conforme já mencionado, e capacidade analítica e preditiva. Entre as pequenas e grandes empresas houveram algumas discordâncias, mas isso se deve ao fato do momento em que as empresas se encontram (já adaptadas ou não ao novo modelo), para as pequenas empresas os profissionais tem que ter habilidade de programação, para as médias e grandes o profissional precisa entender de gerenciamento de dados, e as grandes enfatizaram que o profissional precisa saber sobre Data Science.

Sabendo dos resultados da pesquisa realizada, o presidente da FIESP, Paulo Skaf afirma: “Estamos na quarta revolução industrial e a transformação será grande. As mudanças assustam num primeiro momento, já que inúmeras profissões vão sumir, mas não podemos esquecer que o mundo abrirá outras novas oportunidades. Não podemos ficar para trás. Precisamos nos preparar, ter coragem e visão do futuro”.

A Milênio embalagens se dedica sempre a acompanhar as evoluções do mercado, tanto em relação a novas tecnologias para a produção de caixas de caixas de papelão Ondulado, quanto para rastreabilidade e controle de qualidade. Sempre oferecendo cursos de capacitação para seus profissionais, e procurando atender da melhor maneira as particularidades de cada cliente.

Se você procura um fornecedor de caixas de caixas de papelão Ondulado alinhado com a evolução empresarial , entre em contato com nossa equipe comercial e solicite uma visita. Teremos prazer em atende-lo.

Artigo elaborado pela Milênio Industria de Embalagens, tendo como fonte principal as publicações: http://www.fiesp.com.br/noticias/fiesp-identifica-desafios-da-industria-4-0-no-brasil-e-apresenta-propostas/

Falar pelo WhatsApp

Fale com a Milênio Embalagens

Tem alguma dúvida, precisa de ajuda com algum projeto? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Telefone

(11) 4067-2566

WhatsApp

(11)96157-1112