Milênio Embalagens

Selo de Qualidade da Milenio Embalagens

A IMPORTÂNCIA DO MANUSEIO DAS CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

  • Home
  • A IMPORTÂNCIA DO MANUSEIO DAS CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

A IMPORTÂNCIA DO MANUSEIO DAS CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

A IMPORTÂNCIA DO MANUSEIO DAS CAIXAS DE PAPELÃO ONDULADO

Quando desenvolvemos uma embalagem, devemos levar em consideração a forma como ela será manuseada, transportada e armazenada, pois de acordo com as características de cada processo, será considerado um fator específico de segurança a fim de se definir o material mais adequado para preservar o produto desde sua origem até o cliente final. Quanto ao manuseio da carga ela pode se dar manualmente, quando as caixas estiverem soltas, ou por empilhadeira ou paleteira, quando formarem uma unidade de carga paletizada. O modo de transporte que mais apresenta problemas é o manual, quando as caixas de papelão ondulado são transportadas individualmente, pois ficam sujeitas a transporte e empilhamento inadequados, o que leva à uma perda de resistência da caixa e eventual dano ao produto.

As propriedades físicas do papelão ondulado permitem que ele absorva parte dos impactos que sofrer, mas isso gera perda na sua resistência, que pode chegar à ate 40%. Portanto, os usuários de embalagens de papelão ondulado devem manusear com cautela as embalagens, pois a inobservância aos cuidados mínimos aumentam os custos do produto, seja por conta da necessidade de reforçar a embalagem, seja por reposição de produtos danificados.

Existem diversos casos, onde o próprio produto interno é “auto-sustentável”, ou seja, ele mesmo se sustenta ao ser empilhado, a exemplo dos enlatados, o que nos evitaria de se preocupar com a perda de resistência no empilhamento, mas não de nos atentar ao transporte e manuseio para evitar impactos laterais que podem danificar os produtos.

Já em outros casos as embalagens devem receber um cuidado especial, como é o caso de produtos “não auto-sustentáveis”. Para este tipo de produto devemos usar um material rígido o bastante para suportar todo o peso do empilhamento, como se a caixa estivesse vazia, já que o produto em nada auxilia no empilhamento. Nestes casos, as vezes acessórios são necessários para auxiliar no empilhamento ou para “suspender” o produto que não pode receber impacto em nenhuma de suas superfícies por tratarem-se de produtos de extrema fragilidade.

Quaisquer dúvidas, entrem em contato com nossa equipe técnica. Estamos a sua disposição.

Artigo elaborado pela Milênio Industria de Embalagens, tendo como fonte principal a publicação: Pereira, Juarez – Papelão ondulado em artigos. Revisão 2014 – ABPO, p. 193 a 194.

Falar pelo WhatsApp

Fale com a Milênio Embalagens

Tem alguma dúvida, precisa de ajuda com algum projeto? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Telefone

(11) 4067-2566

WhatsApp

(11)96157-1112